Depois de registrar a proposta no sistema através do REGISTRO DE CONTATO, é possível acompanhar a evolução da mesma utilizando a esteira de contratos comercial, que é uma ferramenta para o acompanhamento da evolução das propostas. Essa função está acessível para vendedores, gestores e supervisores.
O acesso da esteira de contratos da área comercial é realizado através do menu REGISTRO > ESTEIRA DE CONTRATOS – COMERCIAL
Na tela seguinte é possível acompanhar todas as vendas e o andamento das propostas, como também as filtrar pelo seu status, sendo eles:
CONTRATO FECHADO – Sempre que venda é realizada e se inicia o processo de documentação e validação da mesma, o contrato é dado como fechado. Este é o estado inicial de toda venda, sendo necessário que o vendedor informe CONTRATO FECHADO no encerramento do contato.
EM ANÁLISE NO BANCO – Após o envio da documentação do cliente ao banco, será iniciado a análise da proposta.
AVERBADO – Quando o banco analisa e valida com sucesso as condições do contrato, será iniciado o processo de averbação do mesmo com o órgão pagador (INSS por exemplo)
PENDENTE – Concluído a averbação, será realizada a liberação do pagamento e o contrato constara como pendente até ser creditado o valor acordado ao cliente em sua conta.
PAGO AO CLIENTE – Após o pagamento realizado pelo banco ao cliente com sucesso, o contrato é dado como pago, finalizando assim a esteira de contrato.
SUSPEITA DE FRAUDE – Quando há uma suspeita de fraude ou irregularidade no contrato.
CANCELADO – Quando o processo de venda é cancelado pelo banco ou cliente.
Lembrando que é somente possível acompanhar os contratos através da esteira comercial. As alterações são realizadas somente na esteira OPERACIONAL, essa de acesso restrito apenas aos usuários que possui permissão.
Pode-se visualizar o histórico de andamento do contrato acessando o menu HISTORICO DE ANDAMENTO DO CONTRATO.
Na folha de rosto da operação é possível preencher um formulário com alguns dados do cliente, depois, pode-se imprimir este formulário e utiliza-lo como uma capa na documentação do empréstimo consignado.
Acesse clicando em FOLHA DE ROSTO DA OPERAÇÃO
A evolução do estado das propostas é realizada de forma manual utilizando a esteira operacional, acessando a tela de registro e realizando as alterações.
A esteira da área operacional é gerenciada somente pelos usuários com permissão atribuída a ele de ESTEIRA ÁREA OPERACIONAL, além dos GESTORES e o usuário MASTER.
Para acessar, vá em REGISTRO > ESTEIRA DE CONTRATOS – OPERACIONAL
Assim como na esteira da área comercial, nesta tela é possível filtrar e localizar os contratos, visualizar o histórico de andamento e alterar informações sobre o cliente.
Para alterar o status de um contrato, no menu ações, clique em ALTERAR STATUS DO CONTRATO
Em seguida, é possível alterar o estado do contrato, alterar dados como valor bruto e liquido, adicionar observações, etc.