O gestor comercial deve observar dois aspectos fundamentais quando falamos em divisão de clientes entre os vendedores da equipe: em primeiro lugar, os clientes precisam ser bem atendidos e, em segundo lugar, eles devem gerar rentabilidade para a empresa.
Também é preciso que o gestor considere que a divisão de clientes deve ser semelhante entre os diferentes times inclusos na operação para melhor performance. Por isso, é fundamental estabelecer os critérios que definem a segmentação de carteira para deixar as regras claras e evitar “dores de cabeça” na equipe. A segmentação é a separação dos seus clientes que é realizada de acordo com características selecionadas, por exemplo: idade, cidade, se possuiu empréstimo ou não, valores de margens, etc.
Ainda, nesse artigo iremos visualizar como segmentar e distribuir os clientes para as equipes criadas e consequentemente para os vendedores pertencentes a elas.
O processo de distribuir clientes entre vendedores começa na distribuição dos clientes a uma equipe de vendas, onde em seguida será feita a distribuição manual destes clientes entre os vendedores.
A distribuição de clientes para equipes é realizado no menu ADMINISTRAÇÃO > GESTÃO DE EQUIPE
Outra opção é selecionar uma CAMPANHA PERSONALIZADA já criada para distribuir os clientes pertencentes a ela para uma equipe.
Acessando o filtro CAMPANHAS DISTRIBUÍDAS, informe no campo CAMPANHA a campanha que deseja distribuir.
É possível também utilizar um MAILING já importado anteriormente na distribuição.
Nesse caso, no filtro de CAMPANHAS DISTRIBUÍDAS e informe no campo MAILING aquele que será distribuído.
Preenchido as subcategorias de acordo com o perfil que desejar, finalize a seleção dos clientes clicando em FILTRAR.
Filtrado os clientes, agora vamos distribui-los para a equipe.
Desça a tela até conseguir visualizar as opções de gerenciamento e clique em DISTRIBUIR PARA AS EQUIPES, depois informe em DISTRIBUIR PRIMEIROS a quantidade de clientes que deseja distribuir e em seguida selecione a equipe em PARA A EQUIPE.
Com os clientes distribuídos para a equipe, resta agora apenas distribuir os clientes para os vendedores.
Este procedimento é realizado acessando o menu ADMINISTRAÇÃO > DISTRIBUIR CLIENTES PARA VENDEDORES
Na tela de distribuição, informe o perfil dos clientes que deseja distribuir através dos filtros, conforme explicando anteriormente.
Nesse exemplo vamos distribuir todos os clientes que foram processados pela campanha personalizada 001 que foram atribuídos para a equipe HIGIENIZADOS INSS anteriormente.
Então em CAMPANHAS DISTRIBUÍDAS, é selecionado a equipe HIGIENIZADOS INSS no campo EQUIPE/CAMPANHA e em CAMPANHA é escolhido a campanha 001.
Realizado a filtragem dos clientes a distribuição é feita clicando em DISTRIBUIR PARA VENDEDOR.
No campo DISTRIBUIR PRIMEIRO é informado a quantidade de clientes que será distribuída e o vendedor em PARA O VENDEDOR. Marque a opção LIMPAR STATUS DE CLIENTE caso deseje limpar os registros de contatos atribuídos a esses clientes.
Feito é só DISTRIBUIR.
Pronto, agora os vendedores terão acesso a estes clientes acessando o menu CALL CENTER > CALL CENTER ATIVO
Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.