Distribuir Clientes entre Vendedores

Distribuir Clientes entre Vendedores

O gestor comercial deve observar dois aspectos fundamentais quando falamos em divisão de clientes entre os vendedores da equipe: em primeiro lugar, os clientes precisam ser bem atendidos e, em segundo lugar, eles devem gerar rentabilidade para a empresa.

Também é preciso que o gestor considere que a divisão de clientes deve ser semelhante entre os diferentes times inclusos na operação para melhor performance. Por isso, é fundamental estabelecer os critérios que definem a segmentação de carteira para deixar as regras claras e evitar “dores de cabeça” na equipe. A segmentação é a separação dos seus clientes que é realizada de acordo com características selecionadas, por exemplo: idade, cidade, se possuiu empréstimo ou não, valores de margens, etc.

Ainda, nesse artigo iremos visualizar como segmentar e distribuir os clientes para as equipes criadas e consequentemente para os vendedores pertencentes a elas.

O processo de distribuir clientes entre vendedores começa na distribuição dos clientes a uma equipe de vendas, onde em seguida será feita a distribuição manual destes clientes entre os vendedores.

 

A distribuição de clientes para equipes é realizado no menu ADMINISTRAÇÃO > GESTÃO DE EQUIPE




Nessa tela é possível fazer a segmentação de acordo com o perfil do cliente que deseja trabalhar utilizando os filtros. Estes filtros são divididos em categorias e dentro dessas categorias, temos outras subcategorias.

Saiba mais!
Para saber mais sobre como gerenciar e segmentar a sua carteira de clientes entre equipes, acesse o artigo GESTAO DE EQUIPES.

No exemplo em abaixo utilizamos o filtro de idade para traçar um perfil com TODOS os clientes pertencentes a sua carteira. Essa é uma distribuição pouco recomendada pois utiliza todos os clientes inclusos na sua base, sem distinção de origem, se ele veio através de uma campanha ou mailing.



Outra opção é selecionar uma CAMPANHA PERSONALIZADA já criada para distribuir os clientes pertencentes a ela para uma equipe.

Acessando o filtro CAMPANHAS DISTRIBUÍDAS, informe no campo CAMPANHA a campanha que deseja distribuir.


Saiba mais!
Veja como criar campanhas personalizadas clicando AQUI.


É possível também utilizar um MAILING já importado anteriormente na distribuição.

Nesse caso, no filtro de CAMPANHAS DISTRIBUÍDAS e informe no campo MAILING aquele que será distribuído.




Saiba mais!
Para mais informações sobre importação de mailing, acesse o artigo IMPORTAR MAILING.

Preenchido as subcategorias de acordo com o perfil que desejar, finalize a seleção dos clientes clicando em FILTRAR.

Filtrado os clientes, agora vamos distribui-los para a equipe.

Desça a tela até conseguir visualizar as opções de gerenciamento e clique em DISTRIBUIR PARA AS EQUIPES, depois informe em DISTRIBUIR PRIMEIROS a quantidade de clientes que deseja distribuir e em seguida selecione a equipe em PARA A EQUIPE.


Atenção!
A opção LIMPAR STATUS DO CLIENTE remove todas as informações de registros de contatos realizados anteriormente nesses clientes, fazendo com que eles sejam como clientes novos. Caso deseje então limpar, marque essa opção.

Terminado clique em DISTRIBUIR



Com os clientes distribuídos para a equipe, resta agora apenas distribuir os clientes para os vendedores.

Este procedimento é realizado acessando o menu ADMINISTRAÇÃO >  DISTRIBUIR CLIENTES PARA VENDEDORES




Por padrão, o sistema deixa aplicado alguns filtros de busca de forma que atenda os requisitos básicos para uma operação, então caso deseje, você pode utiliza-los ou não. No exemplo utilizado neste artigo não iremos utiliza-los, então clique em LIMPAR FILTRO para remove-los.



Na tela de distribuição, informe o perfil dos clientes que deseja distribuir através dos filtros, conforme explicando anteriormente.

Nesse exemplo vamos distribuir todos os clientes que foram processados pela campanha personalizada 001 que foram atribuídos para a equipe HIGIENIZADOS INSS anteriormente.

Então em CAMPANHAS DISTRIBUÍDAS, é selecionado a equipe HIGIENIZADOS INSS no campo EQUIPE/CAMPANHA e em CAMPANHA é escolhido a campanha 001.


Atenção!
É muito importante selecionar a opção CLIENTES NÃO DISTRIB. P/ VENDEDORES no campo VENDEDOR, pois isso impede que o mesmo cliente seja distribuído para mais de um vendedor.



Realizado a filtragem dos clientes a distribuição é feita clicando em DISTRIBUIR PARA VENDEDOR. 

No campo DISTRIBUIR PRIMEIRO é informado a quantidade de clientes que será distribuída e o vendedor em PARA O VENDEDOR. Marque a opção LIMPAR STATUS DE CLIENTE caso deseje limpar os registros de contatos atribuídos a esses clientes.

Feito é só DISTRIBUIR.




Pronto, agora os vendedores terão acesso a estes clientes acessando o menu CALL CENTER > CALL CENTER ATIVO

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.

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